Uma criança com sarampo faleceu hoje, no Texas, confirmou a porta-voz do Texas Tech University Health Sciences Center, Melissa Whitfield.
De acordo com o ministério da Saúde do Texas, «a criança em idade de ser escolarizada e não tendo sido vacinada, foi hospitalizada em Lubbock na semana passada, e testou positivo ao sarampo».
O departamento estadual de saúde já tinha informado que o surto de sarampo na zona rural do oeste do Texas, que teve inicio no final de janeiro de 2025, contabilizava 124 casos em nove condados.
Está a ocorrer sobretudo entre a comunidade menonita “unida e subvacinada”, disse a porta-voz do departamento de saúde, Lara Anton, especialmente entre as famílias que frequentam pequenas escolas religiosas privadas ou que estudam em casa.
Há também nove casos no leste do Novo México, mas as autoridades dos dois Estados não tinham até há poucos dias qualquer prova a relacionar os casos, apesar de estarem centrados no condado de Lea, que faz fronteira com o condado de Gaines, o mais afetado no Texas.
A maioria das pessoas afetadas «tem menos de 18 anos, com 39 infeções a ocorrer em crianças com menos de 4 anos e 62 em crianças dos 5 aos 17 anos. Dezoito adultos têm sarampo e cinco casos estão “pendentes” de determinação da idade».