A Healthline analisou como cada posição a dormir afeta a saúde, com base nas evidências disponíveis.
Afirmam que «dormir sobre o lado esquerdo pode aumentar a pressão no coração», pois, «um estudo de 1997 revelou que dormir deste lado causava alterações na atividade elétrica do coração, conforme evidenciado por um eletrocardiograma».
«Outro estudo de 2018 descobriu que dormir do lado esquerdo estava associado a alterações nas leituras do eletrocardiograma, enquanto aqueles que dormiam do lado direito praticamente não apresentaram alterações», acrescentam.
«Embora deitar-se sobre o lado esquerdo possa alterar a atividade elétrica do coração, não há evidências de que isso aumenta o risco de desenvolver uma doença cardíaca se ainda não tiver uma», enfatiza a Healthline.
E se dormir do lado direito?
Nesse caso, referem que «alguns especialistas do sono acreditam que dormir do lado direito pode comprimir a veia cava».
No entanto, «neste momento não há evidências de que dormir do lado direito aumente o risco de desenvolver insuficiência cardíaca», acrescentam.
Atualmente, «ainda não está claro qual é a melhor posição para dormir para a saúde cardíaca se não tiver uma doença cardíaca subjacente. Ter uma boa noite de sono é provavelmente mais importante do que a posição para dormir», destacam.