Partilhar

Técnicas de relaxamento para viver melhor

O stress não é um exclusivo das pessoas que estão em idade ativa e trabalham nas grandes cidades. Na verdade, este é um problema de saúde que afeta a população em geral, independentemente da idade, classe social ou atividade profissional.

13 Agosto 2018
Forever Young

É por isso que é preciso ter a noção de que, por vezes, o melhor que há a fazer é parar tudo e dedicar algum tempo a si mesmo, com o objetivo de relaxar e ganhar energia para a etapa seguinte. Juntámos dez dicas de relaxamento que o irão ajudar a viver melhor.

 

Limite o tempo de utilização do telemóvel

Nos dias de hoje, o telemóvel é uma presença constante e para quem trabalha pode ser mesmo uma fonte de stress.

Um estudo da Universidade de Worcester, no Reino Unido, encontrou uma relação direta entre o stress e o hábito de estar constantemente a verificar as notificações de mensagens, e-mails, redes sociais e chamadas. O mesmo estudo verificou que a ansiedade aumenta na ausência dessas notificações, havendo pessoas que chegam a sentir “vibrações fantasma” nos seus telemóveis.

Para evitar que o telemóvel se torne um obstáculo ao seu descanso, habitue-se a desligá-lo durante a noite e estabeleça intervalos de tempo ao longo do dia para utilizar o aparelho em vez de estar constantemente “ligado”.

 

Mexa-se

Uma das formas mais eficazes de relaxar é praticar exercício físico, seja ele intenso ou uma simples caminhada. Vários estudos comprovam que a atividade física estimula a produção de neurotransmissores como a endorfina, associados à sensação de bem-estar,  e reduzem outras hormonas, como a adrenalina, associada ao stress.

A ansiedade, a tensão e a fadiga podem também ser combatidas através de atividades como ioga e natação.

 

Ouça música

Há vários indícios, obtidos a partir de estudos científicos, de que a música tem um efeito relaxante para o cérebro. Investigadores suíços, alemães e norte-americanos concluíram até que se ouvir música antes de uma situação de potencial stress, o cérebro terá maior capacidade para se recuperar depois.

Tudo o que tem de fazer é escolher um repertório adequado ao seu gosto e estilo musical. Uma sugestão interessante é o tema Weightless, da banda britânica Marconi Union, que é apontado como a música mais tranquilizadora do mundo.

 

Faça uma contagem decrescente enquanto olha para cima

É uma dica bastante simples, mas muito eficaz para reduzir a ansiedade. O segredo para relaxar é concentrar a mente numa tarefa , retirando o foco da fonte de stress. Uma contagem decrescente lenta, a partir do número 60 ou superior, irá ajudar a que se sinta melhor.

Olhar para cima estimula o sistema nervoso, baixa a tensão arterial e diminui o ritmo respiratório, resultando numa sensação de relaxamento.

 

Controle a respiração

O aumento dos batimentos cardíacos é um dos principais efeitos da ansiedade. O coração reage muito facilmente a estímulos cerebrais, pelo que controlar o ritmo cardíaco pode ser a chave para combater a ansiedade. Para isso, basta inspirar profundamente pelo nariz e segurar o ar por várias vezes, até sentir-se mais calmo.

 

Socialize

Uma das melhores formas de lidar com o stress é cercar-se de amigos e familiares que o façam sentir bem. Se for difícil estar pessoalmente com outras pessoas, utilize o telefone. Manter relações fortes e conhecer o ponto de vista dos outros é uma excelente forma de ver os seus problemas em perspetiva e reduzir a ansiedade.

 

Concentre a sua atenção em atividades lúdicas

Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, costura ou culinária são muito eficazes quando se trata de concentrar a sua atenção numa tarefa, desde que o faça por gosto e não por obrigação. Um leitura leve, de revistas, por exemplo, também ajuda a relaxar.

 

Medite

A meditação é um método com reconhecidos efeitos de relaxamento e consiste na técnica de concentrar a mente numa só coisa e em nada mais. O foco pode incidir sobre um pensamento, um local, uma pessoa, um objeto ou até uma palavra. É possível que demore até dez minutos antes de conseguir livrar-se de todos os outros pensamentos, por isso, medite sem olhar para o relógio e não desanime aos primeiros minutos.

 

Faça um relaxamento muscular

Para relaxar a mente, um bom ponto de partida é fazer o mesmo com o corpo. Este processo consiste em contrair e relaxar os músculos faciais, braços, pernas e abdómen. Mantenha os músculos contraídos por cinco a dez segundos e depois relaxe. Repita o exercício várias vezes para cada grupo muscular.

 

Passe algum tempo com animais

Diversos estudos demonstram que quem tem um animal de estimação apresenta níveis de stress e tensão arterial mais baixos do que pessoas que raramente contactam com animais. Se não tiver um cão ou um gato, ofereça-se para cuidar dos animais de estimação dos seus vizinhos ou familiares quando estes estão fora. Passar algum tempo com animais é incrivelmente recompensador e relaxante.

Mais Recentes

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 10 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 51 minutos

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 1 hora

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 1 hora

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 2 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 2 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 2 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 2 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 18 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 18 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 19 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 20 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 20 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 20 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 21 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 21 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.