O A1 Sportback cresceu significativamente, quando comparado com o modelo da primeira geração: mais comprido 56 mm, para um total de 4,03 metros. A largura permaneceu quase inalterada, nos 1,74 metros, enquanto que altura se situa nos 1,41 metros (valor que aumenta para os 1,43 metros se for considerada a antena). A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria contribuem para um melhor desempenho dinâmico, ao mesmo tempo que, esteticamente, conferem um visual mais agressivo e desportivo. A grelha Singleframe domina a secção dianteira através de um posicionamento mais baixo e duas entradas de ar laterais que se prolongam por um pequeno lábio inferior.
Os faróis rasgados acrescentam personalidade, num conjunto que se destaca pelas três aberturas entre o capô e a grelha frontal, detalhe que os designers da Audi trabalharam com inspiração no carismático modelo Sport quattro, o ícone da marca que fez uma carreira brilhante no Campeonato Mundial de Ralis a partir de 1984.
As semelhanças com os protótipos Audi Ur-quattro e Sport quattro são espelhadas quando o novo A1 Sportback é visto de perfil. O extenso, plano e inclinado pilar C dá a sensação de projetar o automóvel para a frente, criando uma situação ilusória de movimento. A linha de contraste do tejadilho, que pode receber acabamento em duas cores, termina acima do pilar C, para transmitir uma sensação visual de tejadilho mais plano e automóvel mais baixo. As rodas proeminentes e a linha de cintura com cota reduzida proporcionamlhe uma postura sólida.
A secção traseira destaca o difusor e as duas entradas de ar laterais, com a linha do tejadilho prolongada por um spoiler discreto. O design dos faróis, com perfil tridimensional, possui um elemento em forma de bumerangue nos extremos exteriores, que funciona como ligação de continuidade com as linhas da carroçaria. A forma de seta situada ao centro remete para o perfil trabalhado da porta da bagageira. Estes elementos, em conjunto com as jantes de grandes dimensões e as saias laterais pronunciadas, vincam a estética agressiva do Audi A1 Sportback.
A tradição desportiva da Audi surge, como habitualmente acontece, mais evidente nas variantes com equipamento S line. As entradas de ar de dimensões superiores, os frisos com identificação própria nas soleiras das portas, a abertura central mais alongada na parte inferior do capô e a asa traseira maior são marcas exclusivas destas versões. Nas motorizações mais potentes a saída de escape é dupla.
A assinatura luminosa conferida pelas luzes de condução diurna nos faróis de LED opcionais reflete as formas dinâmicas dos hidrofólios, apêndices utilizados no universo náutico. As secções das asas nos flancos criam uma sensação de largura máxima. O visual baixo e convergente, com pequenos segmentos em losango na parte superior dos faróis, dá um importante contributo para a aparência desportiva do novo Audi A1 Sportback
Disponível numa paleta com dez cores diferentes, o novo A1 Sportback pode receber como complemento o acabamento do tejadilho numa cor contrastante entre o pilar A e o spoiler do tejadilho. A personalização do Audi A1 Sportback pode ainda ser estendida às caixas dos espelhos exteriores, às abas laterais do spoiler dianteiro e às saias laterais, numa escolha adicional de cores.
Com base nas opções proporcionadas pelos equipamentos S-line, a Audi desenvolveu a versão Edition. Esta variante identifica a linguagem de design do A1 com vários elementos exclusivos. As jantes de liga leve com 18 polegadas pintadas a bronze, branco ou preto, conjugam-se com as cores do exterior do carro. Os faróis de LED e as luzes traseiras com acabamento mais escuro são outros dos detalhes recuperados do lendário Audi Sport quattro. Os anéis Audi na grelha Singleframe e a designação do modelo na parte traseira surgem também em preto.
Linhas de equipamentos
A estrutura de linhas de acabamento modulares faz a sua estreia no A1 Sportback, proporcionando um elevado grau de flexibilidade e garantindo maior número de combinações de design exterior e ambientes interiores.
Os três índices de equipamento – basic, advanced ou S line – permitem ainda associar outros componentes estéticos. O pacote negro define detalhes adicionais. A seleção de cores e materiais no interior surge através das opções “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, cada uma delas com vastas possibilidades de seleção de cores e materiais.
Novo visual interior
Os designers da Audi focaram-se na premissa de conceber o novo A1 Sportback com o interior mais desportivo do seu segmento. O habitáculo desenvolve-se em torno do condutor, com design emotivo e personalizável. Os comandos e o ecrã MMI touch encontram-se orientados para o condutor.
Do lado do passageiro, o ecrã e os difusores da ventilação estão integrados numa área com aparência de vidro preto. O pacote opcional de iluminação de contorno e ambiente torna o interior mais luminoso, destacando o trabalho de design realizado no interior. Ao todo são 30 elementos de LED que dão brilho ao habitáculo, numa paleta de cores selecionáveis. As saídas da ventilação correm ao longo do tabliê em frente ao passageiro.
Mais espaço e conforto
O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais confortável para o condutor, o passageiro dianteiro e os passageiros traseiros. Apesar das compactas dimensões exteriores e da linha desportiva do tejadilho, os adultos nos bancos traseiros ainda desfrutam de bastante espaço para as zonas da cabeça e das pernas.
A capacidade da bagageira aumentou em 65 litros. Com os bancos em posição normal, a volumetria é de 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, o valor aumenta para 1090 litros. A altura do acesso de carga é confortavelmente baixa: 67 centímetros.
Totalmente digital
O novo Audi A1 Sportback está apto para o futuro digital. Até mesmo a versão basic tem a possibilidade de receber painel de instrumentos totalmente digital, com ecrã de alta resolução com 10,25 polegadas e volante multifuncões. O opcional Audi virtual cockpit, com uma ampla gama de funções, apresenta informações abrangentes e diversificadas, como mapas de navegação animados e gráficos de alguns sistemas de assistência à condução, tudo dentro do ângulo de visão do condutor.
Infotainment e Audi connect
O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback vem da classe superior, como o rádio MMI, cuja operação pode ser feita através dos botões do volante multifunções e do toque no ecrã. A variante topo de gama dos sistemas de infotainment é preenchida pelo MMI Navigation Plus, que possui ecrã MMI touch com 10,1 polegadas. A operação é feita tal como num smartphone, incorporando também comandos de voz.
Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus oferece no A1 Sportback funções como cálculo híbrido de rotas, em que o sistema, através de computação na nuvem, leva em conta a situação do tráfego de forma dinâmica.
O sistema possui ainda outras características de interesse, como visualização do mapa com imagens de satélite e novos modelos tridimensionais de cidades, proporcionando a visão precisa do mapa em muitos centros urbanos. A Audi oferece no novo A1 Sportback até quatro atualizações de mapas anuais, que podem ser automaticamente descarregadas e instaladas gratuitamente. Estão também disponíveis versáteis serviços online integrados no serviço Audi connect.
O Audi smartphone interface garante conectividade ímpar a bordo do novo A1 Sportback. Compatível com smartphones iOS e Android, através dos padrões Apple CarPlay e Android Auto, o utilizador tem no ecrã do automóvel espelhadas as principais funcionalidades do seu telemóvel. Associadas a este equipamento surgem duas portas USB (uma USB-A e outra USB-C com corrente de carga aumentada). Também disponível como opcional está o Audi phone box, que assegura melhor qualidade de receção do sinal com suporte em redes de última geração LTE e possui capacidade de carga de equipamentos por indução, sem necessidade de ligação de quaisquer cabos ou fios, de acordo com o padrão Qi.
Os aficionados por música e acústica possuem dois sistemas de áudio de alta fidelidade: o sistema de som Audi e o sistema de som premium Bang & Olufsen, que preenche o topo da oferta. O sistema desenvolvido pela B&O possui onze altifalantes que totalizam 560 watts de potência de saída, com possibilidade de seleção de função de efeito 3D para sonoridades mais harmoniosas.
Sistemas de assistência ao condutor
O novo A1 Sportback possui sistemas de assistência à condução da mais recente geração presente nos modelos topo de gama da Audi. O limitador de velocidade (para evitar transgressões) e o aviso de saída involuntária de faixa de rodagem com correção da direção e alertas por vibração ao condutor são alguns dos equipamentos disponíveis. Outro equipamento pouco habitual no segmento do novo A1 Sportback é o Adaptive Speed Assist, que através de radar consegue manter a distância para o veículo imediatamente à sua frente. A configuração deste sistema pode ser realizada atendendo a vários parâmetros, como por exemplo o grau de aceleração. O sistema funciona na gama de velocidades compreendida entre os 30 e os 200 km/h.
Para ajudar a evitar atropelamentos e colisões em zonas urbanas, o novo Audi A1 Sportback conta ainda com a travagem automática de emergência Audi pre sense. Este sistema consegue atuar em condições de baixa visibilidade, como nevoeiro, detetando outras viaturas, ciclistas e peões, e, para além da travagem automática de emergência, desempenha outras ações como a pré-tensão dos cintos de segurança, o encerramento dos vidros e a ativação das luzes de emergência para alertar condutores que circulem nas imediações.
Pela primeira vez, o Audi A1 Sportback recebe a câmara traseira de estacionamento, que trabalha em conjunto com o sistema de ajuda ao estacionamento e traz vantagens nas saídas de lugares na perpendicular e em paralelo, por aumentar a visibilidade traseira. O condutor tem apenas de engrenar a mudança e controlar o acelerador e o travão, com o carro a assumir o controlo da direção, graças ao apoio de sensores.
Carroçaria
A carroçaria do novo Audi A1 Sportback incorpora componentes fabricados em aço moldado a quente, que formam a espinha dorsal da célula dos passageiros. A rigidez da carroçaria e as afinações especiais garantem condução desportiva com precisão e desempenham trabalho adicional na insonorização. Com uma área frontal de 2,07 m² e um coeficiente de penetração aerodinâmico de 0.31, o novo A1 Sportback oferece pouca resistência ao vento.
Motores
Seja para uma utilização em zonas urbanas, seja para uma viagem mais longa, a gama de propulsores torna a condução do novo Audi A1 Sportback particularmente divertida. O portefólio abrange unidades eficientes alimentadas a gasolina, com potências compreendidas entre os 95 (70 kW) e os 200 cv (147 kW), todos com sobrealimentação, injeção direta de combustível e filtro de partículas.
A Audi equipa o novo A1 Sportback com duas opções de transmissão: manual com seis relações ou S tronic com dupla embraiagem, disponíveis para conjugação com todos os motores. A variante com motor topo de gama possui acoplada a transmissão S tronic com seis velocidades, de série.
O novo A1 Sportback é proposto, em opção, com o sistema mecatrónico Audi drive select, que dá a possibilidade aos utilizadores de selecionar quatro modos distintos de características de condução: auto, dynamic, efficiency e individual, este último capaz de personalizar vários parâmetros do automóvel em termos de condução.