O aspirador robot entrou no mercado há alguns anos com preços elevados, mas estão a surgir modelos cada vez mais acessíveis que podem ser grandes aliados de quem passa a semana inteira a trabalhar.
Estes aspiradores têm sensores que lhes permitem desviar-se de paredes e outros obstáculos e, ao mesmo tempo, memorizar rotas que fazem com que o robot, em próximas limpezas, saiba o caminho que tem de fazer.
Outro ponto positivo é o facto de alguns modelos permitirem o agendamento de limpezas para o horário que lhe for mais conveniente. Deste modo, pode iniciar uma limpeza programando o aspirador para uma hora específica ou enviando um comando através de uma app para smartphone, sem que seja necessário estar em casa.
Este tipo de aspirador dispõe ainda de um sistema de mapeamento que lhe permite criar uma planta de cada divisão da casa, desenhando assim a melhor rota de limpeza para não falhar nenhum espaço.
Em termos de desvantagens, a maior será, provavelmente, o preço. Embora existam aspiradores robot num intervalo alargado de preços, que pode ir dos 50 aos 850 euros, nem todos incluem a totalidade das características atrás descritas.
O tempo de cada limpeza pode ser também um problema, especialmente se estiver com pressa para receber alguém em casa. Terá de contar com limpezas mais longas e agendar com o tempo necessário de antecedência.
Por fim, se tiver muitos objetos ou tapetes muito altos numa divisão, o aspirador irá considerá-los como obstáculos e não fará a limpeza de modo adequado.