O tomate é um dos alimentos mais clássico, presentes na maioria das mesas dos portugueses. Seja numa salada com outros ingredientes ou no meio de um saboroso hambúrguer este é um ingrediente incrivelmente popular.
Esta popularidade e familiaridade acaba por nos fazer esquecer o quão importante é este fruto para a nossa saúde. O tomate é um verdadeiro superalimento capaz de enriquecer o nosso organismo. É igualmente um dos pouco alimentos que ganha valor nutricional quando cozinhado, ao libertar muitos mais antioxidantes (licopeno).
[Leia também: Sabia que comer tomate pode ajudar a afastar a depressão?]
De forma a celebrar todas as suas qualidades o portal online Good House Keeping, reuniu um conjunto de razões que demonstram bem os benefícios do tomate para a nossa saúde.
- É capaz de favorecer a saúde cardíaca
Para além de ser o responsável pela cor avermelhada do fruto, o licopeno é um extraordinário antioxidante natural capaz de desempenhar um importante papel na manutenção do seu estado de saúde. A investigação tem vindo sobretudo a identificar os inúmeros benefícios do licopeno para a saúde cardíaca, tais como o controlo da pressão arterial, prevenção da aterosclerose e a baixa de colesterol e triglídeos.
- Diminui o risco de cancro
O licopeno regressou à popularidade com o famoso “estudo da pizza” publicado em 2002. Neste projeto os investigadores descobriram que os homens que consumiam pizza 2 ou mais vezes por semana reduziam o seu risco de cancro da próstata em 23%. Este efeito positivo parece ser explicado sobretudo pelo licopeno presente no molho de tomate. Desde então outros estudos têm sugerido o mesmo facto, associando o consumo de tomate a redução de outros tipos de cancro.
- Reduz os efeitos mais negativos da diabetes
Caso sofra de diabetes então é sempre sensato incluir o máximo possível de frutas e legumes na sua dieta. Em particular os investigadores apontam para os benefícios que o consumo de tomate pode trazer para os diabéticos. A redução do stress oxidativo, da inflamação e dos danos nos tecidos são tudo consequências do consumo de tomate e são igualmente problemas que afetam em particular os diabéticos.
- Facilita o trânsito intestinal
Tal como a maioria dos frutos e legumes, o tomate é uma excelente fonte de fibra alimentar. Um tomate de tamanho médio contém cerca de 1.5g de fibra. Este é um composto essencial para o correto funcionamento do trânsito intestinal, facilitando o transporte dos alimentos ao longo do sistema digestivo.
- Protege a pele
A investigação sugere que um consumo regular de tomate pode ajudar a diminuir os danos causados pelos raios UV na pele. Adicionalmente protegendo a derme contra os habituais escaldões. Os investigadores acreditam que isto esteja relacionado com o alto teor de carotenoides presentes no tomate. Obviamente isto não significa que pode ir para a praia sem usar creme protetor solar só porque comeu uma salada caprese ao jantar. Considere antes o tomate como um importante aliado que oferece uma proteção complementar.
[Leia também: 4 coisas que pode (e deve) fazer para fortalecer o seu sistema imunitário]