Partilhar

Associação Pulmonale alerta: rastreio ao cancro do pulmão é urgente

Saiba mais

31 Julho 2023
Forever Young

O fundador da Pulmonale, António Araújo, defendeu hoje a implementação, com urgência em Portugal, de um rastreio ao cancro do pulmão, “o cancro que mais mata e cujo diagnóstico precoce pode salvar vidas”, avança a Lusa.

“É fundamental que a população tome conhecimento sobre os sinais e sintomas de alerta desta doença e que os decisores políticos percebam a importância da implementação de um rastreio”, disse António Araújo.

Em entrevista à agência Lusa, na véspera do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, o fundador da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão frisou que esta é uma doença “muito frequente e com mortalidade elevada”.

“É um cancro que tem uma taxa de mortalidade muito elevada. É o cancro que mais mata”, reforçou

António Araújo, que é diretor do serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, lembrou que outros países da Europa já realizam rastreios ao cancro do pulmão, sendo direto: “avançar em Portugal é urgente”.

“A mortalidade por esta doença tem vindo a aumentar”, sublinhou.

A realização de um rastreio ao cancro do pulmão tem várias especificidades, desde logo porque é preciso identificar os alvos, não sendo esta uma medida aplicável a toda a população.

Para isso, o médico lembra “o papel muito importante dos médicos de família” por “serem as pessoas que melhor conhecem a saúde dos cidadãos”.

“E depois há que ter em conta critérios como: pessoas entre os 54 e os 75 anos que tenham fumado uma determinada quantidade de tabaco ou que tenham deixado de fumar há menos de 15 anos, por exemplo”, acrescentou.

Outro dos condicionalismos do rastreio do cancro do pulmão é o sobrediagnóstico, os casos de nódulos pulmonares que não são doença maligna, mas que obrigam a um estudo clínico e que causam sofrimento psicológico e físico, que se cifra em quase 38%.

Somam-se os custos do próprio rastreio, que incluem a necessidade de maquinaria pesada para realização de TAC, bem como técnicos e médicos radiologistas para interpretar os resultados.

“Qualquer projeto de rastreio envolve dispêndio de verba, é verdade, mas o rastreio salva vidas e deve ser implementado”, alerta António Araújo, acrescentando que o diagnóstico precoce gera poupança, por via direta ou indireta, em medicamentos, tratamento ou internamentos futuros.

Recorrendo a estudos mundiais sobre esta doença, estudos que envolveram mais de 88.000 pessoas, António Araújo disse à Lusa que está já demonstrado que o diagnóstico precoce e diminui a mortalidade relacionada com o cancro de pulmão em cerca de 20%”.

“Este rastreio é de implementação mais difícil que os outros, mas salva vidas”, insistiu o também professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

A principal causa para o desenvolvimento de cancro do pulmão é o tabaco, sendo o tabagismo responsável por cerca de 85% dos casos de cancro do pulmão, de acordo com informação da associação.

Este tipo de tumor também pode desenvolver-se devido ao tabagismo passivo ou exposição a elementos poluentes, e ainda em não fumadores.

São sintomas a ter em conta tosse persistente, com ou sem expetoração, cansaço, falta de ar ou dor torácica.

Segundo o Registo Oncológico Nacional, o cancro do pulmão afeta cerca de 5.200 cidadãos por ano. Destes, aproximadamente dois terços apresentam-se em estadio avançado ou metastático.

Na terça-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial do Cancro do Pulmão, será lançada a campanha de rua “O cancro do pulmão não tira férias” em ‘mupis’, ‘outdoors’, multibancos e autocarros da Rede Expresso.

Esta campanha conta com a participação de várias entidades e associações de doentes, como, Associação Careca Power, Associação Nacional das Farmácias (ANF), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Pulmonale e Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca.

Fundada em 2009, A associação Pulmonale, tem como objetivo, promover o rastreio e o diagnóstico precoce do cancro pulmão e aconselhamento e apoio às pessoas afetadas.

 

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 6 horas

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 6 horas

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 7 horas

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 7 horas

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 7 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 8 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 8 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 8 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 8 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 9 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 9 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 9 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 10 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 10 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 10 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 11 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 12 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 12 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 12 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.