A cafeína, por exemplo, é uma das mais procuradas e pode ser uma aliada na procura por um estilo de vida menos sedentário e cheio de energia.
A cafeína é uma substância amplamente utilizada por praticantes de atividades físicas. Tem ação estimulante que reduz os efeitos do cansaço, melhora o raciocínio e o foco, aumenta o estado de alerta e o desempenho desportivo devido à sua ação no sistema nervoso central.
A cafeína é comumente utilizada como pré-treino ou termogénico por atletas. A substância oferece uma série de benefícios:
- Diminui a exaustão, fadiga e sonolência
- Aumenta a capacidade de concentração e reduz a fadiga mental
- Promove energia, aumenta o gasto energético e auxilia na queima de gordura
- Diminui a sensação de esforço associada à atividade física
- Melhora o desempenho físico, motor e cognitivo
- Melhora o estado de alerta e aumentar a capacidade de tomar decisões
- Reforça a memória de curto prazo
- Melhorar a coordenação neuromuscular
É necessário aliar o seu consumo a uma alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios, um bom funcionamento intestinal, manter-se hidratado e ter um sono reparador.
A cafeína é segura e amplamente indicada para pessoas que desejam melhorar o rendimento, no entanto, existem algumas contraindicações.
Se tem problemas como gastrite, refluxo, úlcera, problemas cardíacos e hipertensão, a cafeína não é boa, pois aumenta a produção do ácido gástrico que pode piorar estes quadros.
Quem tem hipertensão arterial também não deve usar a cafeína porque ela tem ação estimulante.