<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O que se passa com os pais e avós portugueses? «70% das crianças não consome sopa», revela estudo

11 Outubro 2024
Forever Young

A Conferência “Como comem as crianças em Portugal?” propõe um momento de reflexão e partilha sobre os desafios que os educadores têm ao promover uma alimentação saudável e sustentável junto das suas crianças.

Quais as estratégias para consciencializar e envolver as crianças? Como implementar as melhores práticas no dia a dia, em contexto familiar e escolar? O que dizem as crianças? E os especialistas?

Algumas das respostas serão dadas por especialistas nas áreas da nutrição, psicologia e educação, além de pais, professores e crianças que vão partilhar os seus testemunhos e perspetivas.

Algumas conclusões do estudo a apresentar

72% das crianças consomem laticínios diariamente, sendo que 81% delas consomem apenas uma vez por dia, o que está abaixo das recomendações que indicam um consumo de 2 a 3 porções de laticínios por dia.
Este valor está em linha com o conhecimento dos pais em relação às recomendações, uma vez que apenas 79% considera que os filhos devem consumir laticínios todos os dias.

Apenas 30% das crianças consomem sopa nas duas refeições principais do dia e somente 4% adiciona ainda hortícolas no prato em ambas as refeições, o que coloca o consumo destes alimentos muito abaixo das recomendações.
Aqui será importante trabalhar a literacia alimentar dos pais, uma vez que os pais referem que a quantidade recomendada é muito abaixo da realidade.

23% das crianças não consome fruta diariamente e 32% consome apenas uma porção de fruta por dia, sendo que as recomendações são de 3 porções por dia. Estas recomendações são conhecidas por, apenas, 49% dos pais.

Sobre o Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis

Este Programa começou em 1999, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Inovação e Ciência, para promover uma alimentação equilibrada e sustentável como parte de um estilo de vida saudável.

Direciona-se às escolas, famílias e comunidade, dinamizando ações práticas, lúdicas e com um caráter didático, que vão ao encontro das necessidades dos pais e dos educadores nesta missão.

“Os hábitos de vida saudável e sustentável começam desde muito cedo. Por isso, a família e a comunidade escolar devem estar em sintonia, para que a jornada de educar crianças saudáveis seja bem-sucedida. Com os dados do novo estudo e a experiência dos especialistas, que convidamos para este evento, ganhamos ferramentas para tornar a teoria ainda mais acessível e a prática mais eficaz”, refere Ana Leonor Perdigão, nutricionista, responsável pela Unidade de Nutrition, Health and Wellness da Nestlé Portugal e coordenadora do programa.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 7 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 7 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 8 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 8 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 8 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 9 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 9 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 9 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 10 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 10 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 10 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 11 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 11 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 12 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 12 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 13 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 13 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 13 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 14 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.