<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

3 Julho 2025
Forever Young

Depois de dias de calor intenso, é comum que a casa continue abafada, mesmo quando as temperaturas descem. Arejar os espaços interiores pode parecer simples, mas exige algum planeamento: saber que janelas abrir e a que horas é essencial para conseguir um ambiente mais fresco, seco e agradável.

A Forever Young foi espreitar os conselhos de Ana Silva, da empresa Maid To You, especialista em limpezas ecológicas, em declarações ao Lifestyle ao Minuto, para saber como manter a casa confortável durante o verão.

“O verão traz dias longos, calor e mais luz e é uma oportunidade excelente para cuidar melhor dos espaços da casa. Deve aproveitar para arejar. Abra portas e janelas logo de manhã ou no final da tarde”, recomenda Ana Silva.

Arejar a casa nas horas mais frescas evita o acumular de humidade, renova o ar e, segundo a especialista, pode até contribuir para um sono mais tranquilo nas noites quentes.

Mas há mais truques para manter a casa limpa, funcional e fresca nesta altura do ano.

Têxteis, organização e plantas aromáticas: aliados do bem-estar doméstico

O verão é a altura ideal para uma limpeza mais profunda. Tapetes, almofadas e cortinas devem ser lavados e secos ao sol. Para além de ser mais fácil eliminar pó e ácaros, o sol ajuda a higienizar os tecidos naturalmente.

Outro conselho de Ana Silva passa pela organização. “Aproveite o verão para fazer uma revisão nos armários e manter apenas o que realmente usa. Um espaço limpo e arejado contribui para uma sensação de bem-estar”.

E no que toca às plantas, a sugestão é prática e perfumada: alecrim, hortelã ou manjericão junto às janelas afastam insetos e deixam o ar mais agradável.

O truque francês do gelo para refrescar a casa (sem ar condicionado)

A revista francesa Santé partilhou um método simples e eficaz para reduzir a temperatura das divisões. Basta colocar um balde com gelo no centro da divisão. À medida que o gelo derrete, absorve parte do calor do ar envolvente, ajudando a refrescar o espaço.

Se quiser ir um pouco mais longe, experimente a versão mais conhecida: taça de gelo à frente de uma ventoinha. Este “truque caseiro” transforma uma ventoinha convencional numa solução de ar mais fresco, sem recorrer a equipamentos mais pesados ou dispendiosos.

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 17 minutos

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 3 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 3 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 4 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 4 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 6 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 7 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 7 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 8 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 9 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 9 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 10 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 10 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 10 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 11 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.