Cuidadores já têm portal com informação sobre direitos e benefícios

Cuidados de saúde e de apoio social são alguns dos temas abordados no portal.

Os cuidadores e pessoas cuidadas já têm a partir desta sexta-feira informação disponível no portal ePortugal, sobre os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços, anunciou o Governo em comunicado.

O portal passa, assim, a disponibilizar uma área com informação útil para cuidadores e pessoas cuidadas. O objectivo é «proporcionar às pessoas envolvidas um maior conhecimento da situação específica em que se encontram», pode ler-se no documento.

A área dos cuidadores reúne informação sobre cuidados de saúde e de apoio social, serviços onde os mesmos podem ser prestados e abordagens temáticas em função das situações concretas. Da informação disponível constam a oferta formativa, vídeos, manuais, relatórios e aplicações móveis que «contribuem para facilitar e ajudar tanto os cuidadores como as pessoas cuidadas».

Está também disponível informação sobre benefícios, apoios e outras prestações no âmbito da Segurança Social e da Saúde, um conjunto de perguntas frequentes, contactos e linhas de apoio.

Pretende-se que esta área no ePortugal «atenda de forma personalizada às necessidades e expectativas dos cuidadores e das pessoas cuidadas, contribuindo assim para a promoção da sua qualidade de vida. A Área dos Cuidadores, acrescenta o Governo, pretende ser também «uma ferramenta útil para os profissionais com especial interesse nesta área».

Recorde-se que, o Estatuto do Cuidador Informal, publicado a 6 de Setembro, vem regular os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, estabelecendo as
respectivas medidas de apoio, estando a decorrer o prazo para a sua regulamentação específica. A Área dos Cuidadores é uma medida Simplex+, da responsabilidade das áreas governativas de Saúde, Segurança Social e Modernização Administrativa.

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