Networking virtual? Saiba como pode alargar a sua “rede” em tempos de Covid-19

Estas simples dicas prometem estimular as suas conexões profissionais durante um período em que a interação presencial é desaconselhada.

Sentirmo-nos conectados com os nossos amigos e familiares é algo essencial, sobretudo durante uma fase tão difícil como esta que vivemos. Mas não são só as nossas relações pessoais que merecem atenção. Também dentro da “esfera” profissional é importante conseguirmos manter alguns relacionamentos-chave que nos permitem progredir e desenvolver as nossas capacidades.

Mais do que nunca os grupos e as equipas de trabalho estão agora obrigados a manter-se conectados à distância. Todos temos que assegurar que, apesar de não estarmos presencialmente num mesmo espaço, continuamos empenhados em desenvolver coletivamente os projetos necessários.

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Em particular, para todos os freelancers e empreendedores esta fase apresenta ainda um outro desafio. Para estas pessoas é absolutamente fundamental continuar a estimular as relações profissionais que estabelecem com outras pessoas, de forma a poder assegurar que não “quebram” eventuais futuras oportunidades de trabalho.

Apesar de agora esse tipo de networking não poder ser feito presencialmente em eventos ou outro tipo de ocasiões, isso não significa que não possa ser estimulado de outra forma. É certo que um network virtual pode ser bastante diferente, mas os princípios fundamentais são os mesmos.

Eis 4 dicas que vão ajudar a que se mantenha conectado e relevante junto de possíveis clientes, colegas ou outro tipo de contactos importantes.

 

  1. Inicie reuniões virtuais

Comece por fazer uma lista de 10 contactos relevantes de possíveis clientes (novos e antigos) e outras pessoas influentes que possam ser importantes para a sua carreira. É natural que ao longo dos anos tenha já desenvolvido relações com uma rede vasta de pessoas importantes. Agora é a hora de assegurar que continua a ser lembrado por estes contactos. Procure marcar uma reunião Skype com algumas destas pessoas para discutir de que forma o seu trabalho poderá ser útil nesta fase. O foco deverá ser demonstrar como ambas as partes podem ajudar-se mutuamente; não fazer apenas uma chamada comercial, com o intuito de vender os seus serviços.

  1. Envie emails estratégicos e intencionais

Faça uma outra lista exclusivamente com pessoas influentes, com quem ainda não estabeleceu qualquer contacto, mas que gostaria de conhecer melhor. Estas serão aquelas pessoas que mais ajudarão a expandir a sua rede de contactos e a “abrir novas portas”. Para cada uma delas escreva e envie um email personalizado, procurando apresentar-se e explicando de que forma pensa que uma futura colaboração poderá ser benéfica.

  1. Crie grupos de discussão online para networking

Poderá ser interessante agendar um encontro virtual semanal com um conjunto de parceiros e clientes onde possam conversar e discutir alguns temas relevantes. Estas sessões, que deverão ter entre 5 a 10 pessoas, podem ser um espaço de discussão onde se irá debater qual será o futuro da área, indústria ou negócio nos próximos meses/anos. Encontre sempre um tema interessante para debater e que seja relevante para os outros. Convide algumas das pessoas da sua rede de contactos e convide outras que ainda não conhece.

  1. Faça uma chamada telefónica

Sim, nem sempre é necessário fazer uso das tecnologias mais recentes e sofisticadas. Uma simples chamada é por vezes a forma mais eficaz de se conectar com outro ser humano. Pode parecer pouco entusiasmante, mas estabelecer uma conversa telefónica regular com algumas pessoas-chave será uma forma eficaz de garantir que continua a fazer parte do “radar” destas. Neste momento todos temos um pouco mais de tempo para falar ao telefone e o mais provável é ficarmos satisfeitos de ouvir a voz de outra pessoa, sem o desconforto de ter que mostrar a nossa imagem numa webcam. Esta modalidade é mais recomendada para contactos com quem tenha já uma relação mais próxima e com quem goste genuinamente de conversar.

 

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