O Natal é sinónimo de reuniões de família, de amigos e de refeições fartas. Para preparar os menus das grandes ocasiões destas festas, como a véspera de Natal ou o Réveillon , há casas que optam por um bom prato de carne, enquanto outras preferem o peixe.
É precisamente neste sentido que o Ofeminin, um portal de informação polaco, preparou uma lista. Nele incluem uma série de tipos de peixes que não são recomendados para serem consumidos este Natal devido à quantidade de chumbo ou mercúrio que contêm.
Uma delas é a tilápia, que, segundo o site polaco, costuma ser cultivada em explorações agrícolas industriais onde o risco de contaminação, dependendo das hormonas, é elevado. Da mesma forma, destacam que possui altos níveis de chumbo.
Referem também o atum em lata, peixe que, segundo o site, tem a capacidade de reter metais pesados, como o mercúrio. O consumo excessivo deste tipo de peixe pode afetar negativamente algumas partes do corpo.
A panga é outra espécies referida. Este é um tipo de peixe barato, mas as condições em que o peixe é criado não são as melhores.