<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Palácio Nacional e Jardins de Queluz anuncia visitas guiadas (a 1 euro)

Ciclo de concertos no Palácio de Queluz
14 Maio 2025
Forever Young

O Dia Internacional dos Museus é já no próximo domingo, dia 18 de maio. Para assinalar a data, a Parques de Sintra promove duas visitas guiadas temáticas no Palácio Nacional e Jardins de Queluz, que darão a conhecer com mais detalhe o Jardim Botânico e o projeto de restauro da Capela Real.

visita guiada ao Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, agendada para as 10h30, centra-se num espaço construído entre 1769 e 1780 para entretenimento e recreio da Família Real. Também designado Jardim das Estufas, este era o local onde, no reinado de D. Pedro III, se plantavam ananases, um fruto exótico muito apreciado pelo rei. O projeto de recuperação do traçado do jardim e da coleção botânica do século XVIII, concluída em 2018, conquistou, de forma inédita, dois Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra: categoria Conservação e o Prémio da Escolha do Público.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se a visita guiada “O Expoente do Barroco – A Recuperação da Capela Real de Queluz”. Espaço físico de contemplação e de religiosidade própria da época, onde tinham lugar as pequenas cerimónias reais e as missas privadas da Família Real, a Capela, projetada pelo arquiteto Mateus Vicente de Oliveira, é uma das divisões mais antigas do Palácio. Esta visita guiada aborda a sua história e a investigação levada a cabo no âmbito do projeto de conservação e restauro, que lhe restituiu o esplendor barroco setecentista e a dotou de condições para reintegrar o órgão de tubos do século XVIII, construído por Machado e Cerveira.

Os bilhetes para estas visitas têm o custo simbólico de 1€ e estão disponíveis online no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/dia-internacional-dos-museus-2025/

O Dia Internacional dos Museus foi celebrado pela primeira vez em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de sublinhar a importância do papel desempenhado pelos museus no desenvolvimento da sociedade. O tema escolhido para este ano é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”.