Partilhar

Tecnologia ao serviço da saúde

Chama-se Saúde Agora e é um novo projeto da Santa Casa da Misericórdia do Porto, em parceria com a Fundação Vodafone, que pretende melhorar os serviços de apoio domiciliário com recurso à tecnologia.

21 Setembro 2018
Forever Young

A Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Fundação Vodafone apresentaram o projeto Saúde Agora, que tem por objetivo diminuir a distância entre a população idosa e a tecnologia, bem como melhorar os serviços de apoio prestados em casa, promovendo uma maior autonomia e segurança dos pacientes. O projeto consiste numa plataforma de gestão de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), através da qual as casas das pessoas serão dotadas de inteligência artificial com capacidade para recolher dados, interpretar padrões, alertar e comunicar. Esta recolha e interpretação de informação permitirá um maior controlo de doenças crónicas como a diabetes, por exemplo, monitorizar doenças e disponibilizar cuidados de saúde e apoio social. Atuará também do ponto de vista da prevenção.

Segundo fonte da Fundação Vodafone, o projeto encontra-se em fase piloto e «tem um financiamento de trinta e cinco mil euros para aplicar na customização da plataforma web, adaptação das aplicações móveis e implementação no domicílio dos utentes abrangidos pelo programa». Relativamente à implementação propriamente dita, a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) refere que esta terá uma duração de três meses (o projeto foi apresentado em maio), para que, «a partir do segundo semestre de 2018, comece a apresentar resultados».

Nesta fase de implementação, continua a SCMP, «o principal foco de apoio é os idosos com parcos recursos financeiros, sendo neste grupo que se pretende introduzir e testar esta tecnologia de forma gratuita, num total de dez utentes, por um período não superior a seis meses. Sendo da responsabilidade dos serviços sociais da SCMP a escolha dos utentes que integrarão o piloto, os critérios de seleção estão suportados no conhecimento que a SCMP tem das pessoas».

Após esta fase piloto, e para que seja possível e sustentável expandir esta tecnologia junto dos idosos com reduzidos recursos financeiros, a SCMP pretende «iniciar uma análise de um modelo económico de comercialização deste produto junto de cidadãos com recursos financeiros para tal. Ou seja, pretende-se criar um fluxo financeiro circular em que alguns cidadãos com capacidade financeira garantem a sustentabilidade necessária para que os mais pobres possam usufruir da mesma tecnologia, mas de forma gratuita. A expetativa é que este seja um projeto de proximidade para pessoas, nomeadamente com a capacidade de definir/ identificar perfis individuais, e que obtenha a desejada massificação em Portugal, em 2019».

Em resumo, «o projeto Saúde Agora vai promover a transformação digital social. Trata-se de um produto de proximidade, desenhado para dar resposta às atuais necessidades das famílias, refere a SCMP.

Para a Fundação Vodafone, «as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para nos ajudar na promoção de estilos de vida saudáveis ao longo de toda a vida, tornando designadamente os serviços de apoio ao envelhecimento ativo mais eficientes e eficazes. Permitem ainda que as pessoas mais idosas possam viver de forma mais independente, durante mais anos, recorrendo com menor frequência aos estabelecimentos de saúde».

Mais Recentes

Dar as boas-vindas a 2025 em plena harmonia com a natureza é a sugestão desta unidade hoteleira

há 44 minutos

Novas experiências sensoriais no Dolce CampoReal Lisboa

há 2 horas

Ouro, incenso e mirra inspiram novos doces da Casa das Lérias

há 3 horas

MarLuso reinventa a tradição no novo menu de Inverno

há 4 horas

Novo Mundo apresenta menus exclusivos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 5 horas

Galáxia Skyfood apresenta novo menu assinado pelo chef Roberto Barros

há 6 horas

La Panamericana celebra o Réveillon com sabores latino-americanos

há 7 horas

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 8 horas

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 1 dia

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 1 dia

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 1 dia

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 1 dia

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 1 dia

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 1 dia

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 1 dia

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.