Partilhar

Melhore a circulação sanguínea e previna as varizes com estas vitaminas

As veias têm válvulas unidirecionais que abrem e fecham para que o sangue chegue ao coração.

26 Março 2024
Sandra M. Pinto

Válvulas e paredes das veias fracas e danificadas fazem com que o sangue se acumule ou siga na direção oposta. As veias podem aumentar de tamanho e ficar deformadas, dando origem às varizes, que são veias inchadas e retorcidas que surgem sob a pele, geralmente nas pernas.

Tanto homens como mulheres podem apresentá-las, embora existam fatores que influenciam o seu aparecimento, como envelhecimento, obesidade ou gravidez.

Para melhorar as varizes é importante seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e usar roupas de compressão.

Em termos de nutrição, existem vitaminas que ajudam a prevenir o aparecimento das varizes, melhorando a circulação sanguínea e protegendo os vasos sanguíneos para evitar o inchaço e a inflamação das veias.

Vitamina B3 ou niacina
Esta vitamina ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo. Frango, lentilha e beterraba são os alimentos mais ricos neste nutriente.

Vitamina C
As frutas ricas em vitamina C são laranja, limão, tangerina e kiwi. Essas frutas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, as artérias e os capilares e a reduzir o aparecimento de coágulos sanguíneos.

Vitamina E
Tomates e nozes como amêndoas e nozes possuem alto teor deste nutriente que participa do alargamento dos vasos sanguíneos para que não apareçam coágulos.

Vitamina K
A ingestão dessa vitamina proporciona maior oxigenação nas veias, ajudando a prevenir o aparecimento de varizes e de outras doenças circulatórias. A falta desse nutriente pode causar hemorragia interna. Os alimentos ricos em vitamina K são espinafre, alface e azeite.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 9 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 10 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 11 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 12 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 13 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 14 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 15 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.