Válvulas e paredes das veias fracas e danificadas fazem com que o sangue se acumule ou siga na direção oposta. As veias podem aumentar de tamanho e ficar deformadas, dando origem às varizes, que são veias inchadas e retorcidas que surgem sob a pele, geralmente nas pernas.
Tanto homens como mulheres podem apresentá-las, embora existam fatores que influenciam o seu aparecimento, como envelhecimento, obesidade ou gravidez.
Para melhorar as varizes é importante seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e usar roupas de compressão.
Em termos de nutrição, existem vitaminas que ajudam a prevenir o aparecimento das varizes, melhorando a circulação sanguínea e protegendo os vasos sanguíneos para evitar o inchaço e a inflamação das veias.
Vitamina B3 ou niacina
Esta vitamina ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo. Frango, lentilha e beterraba são os alimentos mais ricos neste nutriente.
Vitamina C
As frutas ricas em vitamina C são laranja, limão, tangerina e kiwi. Essas frutas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, as artérias e os capilares e a reduzir o aparecimento de coágulos sanguíneos.
Vitamina E
Tomates e nozes como amêndoas e nozes possuem alto teor deste nutriente que participa do alargamento dos vasos sanguíneos para que não apareçam coágulos.
Vitamina K
A ingestão dessa vitamina proporciona maior oxigenação nas veias, ajudando a prevenir o aparecimento de varizes e de outras doenças circulatórias. A falta desse nutriente pode causar hemorragia interna. Os alimentos ricos em vitamina K são espinafre, alface e azeite.