A pressão arterial está relacionada com o sangue que flui pelas artérias. O problema surge quando ele circula a velocidade muito alta, pressionando as paredes arteriais. Com o tempo, as artérias podem ser danificadas e aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame.
Pode ser medida de duas maneiras. A primeira é a pressão sistólica , que é a força com que o sangue sai do coração e chega às artérias. A segunda é a pressão diastólica, que mede a força que o sangue exerce nas paredes das artérias enquanto o coração descansa entre os batimentos.
Os valores são expressos em milímetros de mercúrio (mm HG). Uma pressão arterial saudável é inferior a 120 sistólica e 80 diastólica. Aqueles que são superiores a 130 sistólicos e 80 diastólicos são considerados elevados ou hipertensos.
Se sofre de hipertensão ou pressão alta, existe um hábito que deve ser abandonado e que é consumir alimentos ricos em sódio e gordura saturada , como comida de restaurante ou alimentos ultraprocessados.
Alimentos ultraprocessados (como batatas fritas, biscoitos, doces, produtos de panificação embalados ou refrigerantes) tendem a ser ricos em sódio, açúcares adicionados, gorduras saturadas e conservantes que prolongam a sua vida útil.