Teletrabalho. 10 dicas práticas para atingir o sucesso

Eis tudo aquilo que precisa de saber para trabalhar melhor a partir de casa, de acordo com o novo livro “Great Pajama Jobs: Your Complete Guide to Working from Home”.

Esta inacreditável experiência coletiva decretada pela pandemia Covid-19 tem tido diversas consequências sociais e económicas. Um dos temas mais discutidos nos últimos 6 meses tem sido o teletrabalho e os benefícios/desafios que esta nova modalidade de trabalho apresenta.

Para muitos as vantagens são claras: nenhum trânsito, zero tempo perdido em deslocações, falta de necessidade de comprar e usar roupa de escritório, horário mais flexível e um ambiente de trabalho mais calmo.

[Leia também: Está em teletrabalho? Melhore a postura e alivie o stress com estes exercícios]

No entanto os desafios são igualmente evidentes: a dificuldade de criar uma rotina e ter uma estrutura definida, fugir dos snacks da cozinha, isolamento, as distrações, etc.

A verdade é que tanto para o bem como para o mal, o trabalho remoto veio para ficar. Provavelmente esta será no futuro uma modalidade de trabalho cada vez mais frequente e apreciada tanto pelos trabalhadores como pelos empregadores.

Como tal é essencial compreender o que podemos fazer para nos ajustarmos a esta nova realidade. Eis 10 dicas para conseguir reduzir o stress, aumentar a produtividade e ganhar mais dinheiro enquanto trabalha a partir de casa.

 

  1. Horário de trabalho regular

Para evitar o excesso de trabalho é fundamental que seja rígido na definição de um horário ideal de trabalho. Estrutura a sua semana irá baixar o seu stress e melhorar a sua saúde mental. Não se esqueça de articular e comunicar eficazmente este horário aos seus colegas e chefes.

  1. Aprenda a separar a vida pessoal e profissional

Este é um enorme desafio. Quando trabalharmos a partir de casa pode ser complicado separar o nosso trabalho da nossa vida conjugal ou familiar. É provável que existam mais distrações e que possa ser interrompido pelas pessoas em seu redor. Tente criar um ambiente profissional num canto da sua casa e explique aos “seus” que durante determinadas horas estará focado no seu trabalho.

  1. Não trabalhe de pijama

Usar a roupa certa pode influenciar o seu estado de espírito e mindset. Passar o dia de pijama irá transmitir a mensagem errada e pode acentuar um relaxamento excessivo ou uma maior desconcentração. Claro que deve aproveitar esta oportunidade para se vestir de uma forma mais confortável, mas sem exageros.

  1. Aprenda a dominar as ferramentas informáticas

É fundamental que saiba utilizar perfeitamente os vários serviços e produtos tecnológicos que vão auxiliar o seu trabalho remoto. Aprenda a partilhar ficheiro pela Cloud, a iniciar videoconferências via Zoom ou Skype, a partilhar mensagens e organizar trabalho pelo Slack e Teams, etc. Existem diversos tutoriais e formações disponíveis gratuitamente online que podem ajudar.

  1. Crie o escritório caseiro perfeito

O seu espaço e os seus equipamentos vão igualmente ajudar a que se sinta mais produtivo. Opte por uma boa cadeira, capaz de oferecer o conforto que necessita. É igualmente fundamental que tenha um computador capaz de executar tarefas com rapidez e um bom monitor que não desgaste os seus olhos. A qualidade da sua ligação à internet passará a ser mais importante do que nunca.

  1. Perceba os sinais do seu corpo

Desconforto no pescoço e dor nas costas? Esteja atento a estes sinais. Uma má postura pode ter consequências graves para a sua saúde no longo-prazo. Procure sempre sentar-se direito de forma a evitar lesões e estiramentos. Faça pausas recorrentes e levante-se por alguns minutos.

  1. Aposte nos alimentos certos

Isto é muito importante. Quando trabalhamos a partir de casa torna-se mais fácil ter sempre ao nosso alcance pequenos snacks como batatas fritas ou bolachas para ir “petiscando”. Ora isto é uma receita para o desastre. Assegure-se que faz escolhas mais saudáveis. Tenha sempre fruta e um copo de água por perto. Faça pausas para ir comendo.

  1. Descanse

Cuidar de si é tão ou mais importante do que cuidar do seu trabalho. Tenha a capacidade de compreender quando necessita de parar um momento para cuidar do seu bem-estar. Vá dar um pequeno passeio, faça um pouco de exercício, dance ou ligue a um amigo. Estas paragens são importantes para evitar a sensação de exaustão.

  1. Faça um maior esforço para comunicar com o seu chefe e com os seus colegas

Apenas através de um contacto frequente pode uma equipa irá acompanhando o progredir dos projetos. Seja por telefone, mensagem ou videochamada, assegure que, mesmo à distância, continua a estabelecer um contacto regular com os seus colegas. Tente garantir que o seu chefe está sempre ciente do que anda a fazer durante a semana, não deixe passar muito tempo sem uma conversa ou reunião.

  1. Foque-se nos resultados

O maior problema em torno do teletrabalho continua a ser a desconfiança por parte das entidades empregadoras relativamente a produtividade. Muitos acreditam que ter trabalhadores em casa significa que estes vão relaxar mais e não vão ser tão produtivos. Ora, a sua missão deve ser assim provar o contrário. Entregue resultados, produza mais e melhor, faça o seu chefe sentir-se bem. Cumpra os prazos e exceda as expectativas. Solicite novos desafios.

 

[Leia também: Sabe como fazer pausas durante um dia de teletrabalho? Conheça as dicas dos especialistas]

 

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